Conheça um dos parques mais visitados do Brasil, o Iguaçu

Para argentinos, paraguaios e todos os habitantes da América do Sul. Com parte da área de preservação presente no território argentino somada à proximidade da fronteira do Paraguai, é comum o local pode integrar roteiros internacionais que destacam as belezas naturais da região. Isso explica por que de cada dois visitantes do parque, um é de fora do Brasil. E o fluxo de pessoas vem aumentando. Em 2019, houve mais de 2 milhões de visitas ao parque, mais que o dobro das 700 mil registradas em 1999.

A Natureza Urbana coordenou e desenvolveu estudos técnicos para a nova concessão do local. Primeiro parque do Brasil a ser objeto de concessão, ele terá o contrato inicial de vinte anos encerrado no final de 2021 e uma nova concessão deverá vigorar pelos próximos trinta anos. Tendo esse longo prazo em mente, buscamos identificar as principais potencialidades existentes, tanto em relação aos atrativos naturais quanto em relação às infraestruturas que dão suporte aos visitantes, propondo melhorias e adaptações. Um dos desafios é encontrar um modelo sustentável que seja compatível com o numeroso público. Um mecanismo interessante para equilibrar visitação e preservação é a destinação de 5% do total arrecadado com ingressos para ações de proteção à natureza.

A área de visitação mais concorrida são as cataratas, conjunto de quedas d’água mundialmente conhecidas. Embora sejam realmente imperdíveis, há outros pontos do parque que valem ser visitados. Coube a nós da Natureza Urbana propor maneiras de incentivar o público a se deslocar por esses espaços menos frequentados, criando ou adaptando atrações para assim aprimorar a experiência no local. Contamos com o apoio de ferramentas de tecnologias que auxiliam na modernização de infraestruturas existentes e também fomentamos o fortalecimento socioeconômico das comunidades do entorno como consequência de um uso mais integrado e sustentável dos atributos do parque.

Imagem: fotomontagem do projeto para o Parque Nacional do Iguaçu

Próxima notícia