O futuro de um cartão-postal, o Parque Ibirapuera

Inaugurado em 1954, o Parque Ibirapuera é o mais importante e mais visitado da cidade de São Paulo, com espaços voltados ao esporte, lazer e educação distribuídos em seus 158 hectares. Além da relevância socioambiental, o Parque Ibirapuera é um ícone histórico e marco na arquitetura moderna brasileira, abrigando um conjunto de edificações tombadas e projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

A Natureza Urbana participou do estudo de viabilidade para parcerias público-privadas envolvendo os parques municipais da capital paulista. No caso do Ibirapuera, o objetivo do projeto é fortalecer o potencial local e melhorar a experiência de todos que frequentam ou trabalham no parque.

A implantação de quiosques de alimentação saudável integra os projetos apresentados para o Parque Ibirapuera, melhorando os pontos de apoio aos visitantes e criando novas áreas de contemplação, descanso e permanência. Há ainda propostas de reformas e novas intervenções em sanitários, restaurantes, lanchonetes, academia e carrinhos de permissionários. O conceito arquitetônico das intervenções visou um projeto modular com a utilização de sistemas pré-fabricados, materiais duráveis e sustentáveis.

Imagem: fotomontagem do projeto para o Parque Ibirapuera

Próxima notícia