Amantiflore

TAPIRAÍ – SÃO PAULO

Como desenvolver uma reserva privada

O Instituto Amantiflore foi criado para proteção e conservação da Mata Atlântica, cujos projetos de proteção ambiental ocorrem na Fazenda São José, na região de Tapiraí, em São Paulo. Dentre os objetivos da ONG (Organização Não Governamental) estão o desenvolvimento de atividades socioambientais, educativas e recreativas em contato com a natureza, além de fomentar seu potencial ecológico, turístico e de serviços ambientais por meio do ecoturismo. O trabalho envolveu o desenvolvimento de estudos técnicos para avaliar as potencialidades turísticas e ecológicas da área, visando também a elaboração de um plano de negócios fornecendo as bases para elaboração da tese de investimento do projeto, contendo aspectos técnicos, econômico-financeiros e jurídicos atinentes à sua viabilização; além de reparação de estratégia de comunicação e material para a realização de um roadshow junto a possíveis investidores interessados e captação de recursos e elaboração de instrumentos para tanto. 

A Fazenda São José está inserida no Vale do Ribeira, uma das maiores e mais importantes regiões preservacionistas do país, concentrando 40% das unidades de conservação do Estado de São Paulo. Sua localização é favorável em relação à demanda turística, com muito potencial a ser explorado com atividades de ecoturismo.

Próximo à área do estudo existem diversos atrativos naturais, que são os principais polos de atração turística na região, sendo a maioria relacionada a atividades aquáticas. Os Parques Estaduais são os principais polos de atratividade para realização de atividades de ecoturismo.

A análise do potencial turístico da região permite a identificação do diferencial da área de estudo e as atividades de maior potencial de implantação para a área da fazenda, considerando suas características físicas e ambientais e também o contexto socioeconômico da região. As atividades propostas têm o objetivo de desenvolver o ecoturismo, por meio de ações de recreação, lazer, serviços de apoio à visitação e educação ambiental, assim como fomentar o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais.

legenda: 1/4) sedes do instituto Amantiflore