
Casa de Campo
ITUPEVA – SÃO PAULO
Morar fora dos centros urbanos
A partir das recentes movimentações e fugas dos centros urbanos, intensificada pela pandemia da Covid-19, a Natureza Urbana vem desenvolvendo projetos residenciais que atendem a tais desejos. São espaços integrados à natureza e que proporcionam um estilo de vida diferente do ritmo das grandes cidades.
O projeto tem como premissa a integração do ambiente interno ao exterior da casa, através da criação de um pátio central verde, onde está localizada a piscina. No térreo estão os usos coletivos, que se distribuem ao longo do pátio central, conformando um C. No primeiro pavimento estão os espaços privativos, com vista para a paisagem e acesso à área verde da cobertura.

A implantação padrão das casas do loteamento conformavam um volume monolítico com dois pavimentos, o que buscou-se evitar para proporcionar maior integração com o contexto local. O volume da casa foi dividido em dois níveis para adequar à topografia e criamos um pátio central, para promover a integração do espaço construído com a natureza. O volume frontal foi definido como térreo, para conferir uma escala humana à rua, e o primeiro pavimento foi inserido no fundo do terreno, para proporcionar maior privacidade aos quartos. Este conta com uma volumetria que remete às tradicionais casas de duas águas, que assumem uma releitura contemporânea.
O projeto contrastou materiais brutos, como o concreto, com materiais terrosos e naturais, como a pedra, tijolos de barro e madeira, que criam um clima de aconchego para a residência. No térreo, os ambientes são abertos para o jardim através de grandes esquadrias de vidro, promovendo o contato com a vegetação nativa. No primeiro pavimento, a proporção de cheios e vazios se inverte, para dar privacidade aos moradores.
