Casa Pátio

ITUPEVA – SÃO PAULO

Morar fora dos centros urbanos

A pandemia da Covid-19 nos fez repensar os processos e vivências que valorizamos no nosso cotidiano, enquanto cidadãos, assim como enquanto arquitetos e urbanistas. Na intenção de pensar espaços de moradia integrados ao ambiente natural, a Natureza Urbana tem desenvolvido projetos residenciais que possibilitam novas interações entre o morar e a natureza.

O projeto da Casa P se desenvolve ao redor de um pátio central, com área verde e uma piscina integrada à paisagem. No térreo estão localizadas as áreas de uso comum, que se conectam ao jardim, enquanto no primeiro pavimento estão as áreas privativas, com vista para o lago do loteamento.

legenda: 1) pavimento térreo; 2) primeiro pavimento; 3) implantação

O partido arquitetônico levou em consideração estudos de conforto ambiental, que analisaram a incidência solar e ventilação nos ambientes da casa, e tomou como desafio inserir todo o programa da casa em um terreno com 7 metros de desnível, sem gerar impacto visual na paisagem.

O projeto adequou a casa à topografia do terreno, promovendo a conexão do teto jardim com o seu nível mais alto. Os ambientes do térreo são abertos para o jardim através de grandes esquadrias de vidro, promovendo o contato com a natureza.