Complexo Turístico das Três Fronteiras

FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ

Um marco entre Brasil, Paraguai e Argentina

Foz do Iguaçu é um destino reconhecido para férias, negócios e eventos internacionais. O município possui diversos atrativos turísticos, com destaque a dois núcleos: Cataratas, contando com o Parque Nacional do Iguaçu, o Parque das Aves e o Museu de Cera; e Itaipu, com a Usina de Itaipu, o Ecomuseu e o Templo Budista.

O Marco das Três Fronteiras, apesar de situar-se fora dos dois núcleos principais de visitação, tem uma localização privilegiada: próximo aos rios Paraná e Iguaçu, tem vista para o Paraguai e Argentina e possui fácil acesso à rede hoteleira, concentrada na região central do município.

O estudo visou a realização de um projeto para desenvolvimento da potencialidade do local como um novo polo turístico, fortalecendo o potencial da área com a qualificação da orla e conexão com os rios e ampliação da oferta turística do Marco das Três Fronteiras. Foi desenvolvido um estudo de viabilidade com identificação e proposta de zoneamento e novos atrativos para o complexo e elaboração de implantação das atividades propostas.

A região do Marco das Três Fronteiras apresenta uma paisagem única, com rica biodiversidade e grande beleza natural.

Na época do desenvolvimento do projeto, os principais atrativos do local eram compostos pela Praça do Obelisco, contando com shows culturais e outras apresentações; a vila cenográfica com exposição sobre a história local e o restaurante Cabeza de Vaca, oferecendo cardápio da gastronomia regional. O objetivo do projeto pautou-se em estudar possibilidades para enriquecer o espaço com novos atrativos e serviços turísticos, fortalecer a visitação na tríplice fronteira, ampliar a experiência do visitante com a paisagem natural e promover a educação ambiental, valorizar as orlas dos rios e a paisagem única do lugar.

Identificou-se duas regiões possíveis para o potencial de aumento da diversidade turística do complexo, além das infraestruturas existentes, porém sem uso, como o Espaço das Américas. Assim, foi proposto um conjunto de novos atrativos de lazer e turismo integrados à Natureza; intervenções para maior integração do Marco das Três Fronteiras com os rios Iguaçu e Paraná; nova infraestrutura de acesso e praça de chegada.

Além da valorização da infraestrutura existente (Marco e Espaço das Américas), uma série de novos atrativos é proposta, como um complexo de hospedagem em meio à natureza, parque termal, parque de aventuras, praça pública e parque linear ao longo da orla e marina.

legenda: 1) Marco das Três Fronteiras e Espaço das Américas; 2) Praça central e centro de visitantes; 3) Hospedagem – Ecolodge; 4) Parque termal; 5) Marina; 6) Estacionamentos e garagem marina; 7) Parque das aventuras.