Equipamentos Turísticos de Poços de Caldas

POÇO DE CALDAS – MINAS GERAIS

Circuito integrado de turismo urbano

Poços de Caldas é uma cidade turística desde a sua fundação, conhecida por suas fontes de águas termais e sulfurosas. Foi pioneira em oferecer uma série de serviços e tratamentos corporais a partir do uso da água termal, com edificações criadas para essas finalidades. As Thermas Antônio Carlos, o Palace Casino e Palace Hotel até hoje são grandes indutores do turismo para o município. Além destes, há outros equipamentos turísticos no município, ainda pouco explorados em relação ao seu potencial de atratividade turística. A paisagem natural da serra, os parques e outros atrativos naturais podem diversificar os produtos turísticos oferecidos.

É neste contexto que o trabalho se desenvolve, no âmbito do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) lançado pela prefeitura municipal, objetivando a estruturação de parcerias em diversos equipamentos turísticos da cidade: Complexo do Cristo Redentor, Estação do Teleférico, Recanto Japonês, Fonte dos Amores, Complexo Turístico Véu das Noivas e Logradouro Turístico Cascata das Antas.

Foi realizada uma análise da região para desenvolvimento de uma visão de futuro, programa de usos, zoneamento e masterplan para cada um dos equipamentos.

Os atrativos localizam-se em distintos pontos do município de Poços de Caldas, porém concentrados próximos à sua área central, apresentando escalas diferentes e graus de complexidade específicos inerentes às suas características.

A criação de um novo Circuito Turístico em Poços de Caldas busca explorar sua potencialidade como destino turístico, fortalecendo a imagem da cidade a partir dos atributos paisagísticos, históricos e sociais. O objetivo é prolongar a permanência dos visitantes no município bem como em cada uma das atrações disponíveis. Para isso, propomos a remodelagem da dinâmica de visitação dos equipamentos, modernização das estruturas e diversificação dos serviços oferecidos, fomentando atividades de lazer, aventura, cultura, convivência, entretenimento e outras.

legenda: 1) Territórios; 2) Atrações; 3) Passaporte único de visitação.

Propomos a criação do Passaporte Único, que oferece ao usuário a possibilidade de visitar os atrativos utilizando um passaporte de acesso integrado. Essa estratégia garante a viabilidade financeira de implantação do projeto, atrelada a melhorias efetivas na qualidade dos serviços oferecidos.

O Complexo do Cristo é o ponto mais alto de Poços de Caldas, com vista para a cidade e para a Serra de São Domingos. Abriga o Monumento do Cristo Redentor, com 30 metros de altura, a estação do Teleférico e áreas com potencial para abrigar novos usos e atividades relacionadas a uma maior proximidade com o ambiente natural.

legenda: 1) Estrutura de madeira; 2) Cobertura verde; 3) Parede em pedra.

A Fonte dos Amores é um atrativo bastante tradicional e emblemático na cidade. Possui trilhas no meio da mata, incluindo uma que leva ao Monumento do Cristo. Propomos a implementação de um novo equipamento de apoio com alimentação e sanitários, bem como um circuito expositivo no jardim.

Depois do Complexo do Cristo, o Complexo do Véu das Noivas é o atrativo de maior escala. O projeto busca ressaltar sua qualidade de integração com o meio natural e com a fauna, com espaços interpretativos, estruturas de contemplação e reforma dos equipamentos existentes para oferta de serviço de alimentação, loja e espaço de eventos. Para a Cascata das Antas, previmos a reordenação da dinâmica de visitação, além de novas estruturas modulares de apoio, como alimentação, sanitários ou loja para venda de itens para piquenique, por exemplo. Já para o Recanto Japonês, propomos a reforma do jardim e paisagismo e ativação de uma programação voltada à cultura japonesa, com atividades integradas ao espaço do jardim.