Parques Urbanos e Naturais de Gramado

RIO GRANDE DO SUL – BRASIL

Resgate do espaço verde público

O município de Gramado está localizado na Região das Hortênsias, uma das mais importantes regiões turísticas do estado do Rio Grande do Sul, fazendo parte também da Serra Gaúcha, que recebe mais de 2,5 milhões de turistas por ano. Gramado destaca-se por estar entre os melhores e mais procurados destinos turísticos do Brasil, recebendo em 2015 quase 1,5 milhões de turistas – 44 vezes a população local de 34 mil habitantes na época do estudo.

O trabalho visou analisar o potencial e modelos de parcerias em três parques de Gramado para criação de novas áreas de visitação destinadas não só ao turismo, mas também designadas ao uso da população local. Foi desenvolvido um diagnóstico, levantando a situação atual de cada parque com identificação das principais demandas, além do levantamento e caracterização dos espaços públicos da cidade e entorno próximo; visão de futuro com desenvolvimento da matriz de atividade; propostas em nível de estudo preliminar, identificando os locais de intervenções e atividades propostas.

Os parques possuem localização relativamente próxima entre si. O Parque das Orquídeas está localizado na zona central da cidade. O Parque dos Pinheiros, distante 7 km do primeiro, localiza-se ao norte, no bairro de Mato Queimado. Já o Parque Carriéri localiza-se ao sul do centro da cidade, distando 3,5 km do primeiro.

O Parque das Orquídeas abrange uma área pública de 12 hectares e, à época do desenvolvimento do estudo, encontrava-se fechado à visitação, não contando com infraestrutura de apoio. O Parque dos Pinheiros é o maior dos parques estudados, com área de 133 hectares, apresentando ao mesmo tempo caráter urbano e natural devido à sua área de inserção e a natureza exuberante presente no local. O Parque Carriéri é o menor dos parques estudados, com 1,1 hectare. Ao mesmo tempo, como vizinho do Lago Negro, importante atrativo turístico de Gramado, abriga eventos e apresentações em parceria com o Lago Negro.

legenda: 1) Parque dos Pinheiros: parque urbano e natural de gramado; 2) Parque das Orquídeas: jardim de flores de Gramado, pulmão verde do centro e parque mirante; 3) Parque Carriéri: mercado com produtos locais e experiências gastronômicas temáticas.

Os parques apresentam três escalas e enfoques distintos, portanto para cada um foi desenvolvido uma matriz de atividades específicas respeitando as condicionantes da área e explorando suas potencialidades.

legenda: 1) núcleo de chegada; 2) núcleo de atividades; 3) núcleo natural.

No estudo, a vocação do Parque dos Pinheiros como o principal parque natural e urbano de Gramado será fortalecida, com a proposta de ordenação dos espaços de visitação e melhorias na infraestrutura existente. As atividades foram organizadas em três núcleos: Chegada, Atividades e Natural.

O núcleo de chegada abrange a estrutura de acesso ao parque; o núcleo de atividades concentra atrativos diversos, como passarela suspensa na copa das árvores (canopy walk), torre da tirolesa, arvorismo, embarcações para passeio no lago e restaurante panorâmico. Já no núcleo natural as intervenções são mínimas, proporcionando ao visitante passeio por trilhas e espaços de contemplação da natureza.

O conceito dos projetos prioriza a integração com o entorno e com a paisagem do local. O restaurante proposto proporciona uma vista panorâmica do lago e incorpora a água como um elemento estruturante da arquitetura. A cobertura verde associada às soluções de captação de águas pluviais, além de proporcionar maior integração do novo edifício com a paisagem, auxilia a promover a eficiência energética da edificação.

legenda: 1) local de implantação; 2) programa; 3) forma; 4) espelho d’água; 5) usos; 6) cobertura verde.
legenda: 1) Necessidade de pontos de observação e atividades; 2) Visão panorâmica da área; 3) Deck de contemplação: água; 4) Módulo de atividades: trilhas; 5) Reestruturação; 6) Diversificação de usos; 7) Integração entre diferentes níveis/usos.

O módulo de atividades, que servirá como ponto de apoio do núcleo natural, poderá abrigar usos diversos como estrutura para observação de aves, deque de contemplação, dentre outros.

O Parque Carriéri tem um grande potencial para se consolidar como um importante espaço público para a cidade. O projeto propõe a reestruturação do parque com nova infraestrutura e diversificação das atividades, valorizando a praça central com usos de estar e lazer, parque infantil, anfiteatro e serviço de alimentação.

O Parque das Orquídeas tem a vocação de pulmão verde do centro de Gramado, abrigando um grande jardim de flores e espaços de contemplação. Localizado no ponto mais alto da área central, o parque proporciona visadas significativas para a cidade e se conforma como um parque mirante.

legenda: 1) programa; 2) praça de chegada; 3) implantação; 4) cobertura.