Marina e Parque Urbano Orla do Guaíba

FLORIANÓPOLIS – SANTA CATARINA

Espaço de cultura e lazer na orla de Florianópolis

O estudo parte do projeto lançado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis para implantação e operação de um parque urbano e marina na região central da cidade. O projeto valoriza a orla como espaço público e de convívio, e reforça as atividades relacionadas ao mar.

A criação de uma marina e parque urbano e de atividades náuticas integrados no mesmo projeto visa atender a uma demanda da cidade, qualificando o espaço urbano com diversificação das atividades de uso público no local e estabelecendo maior relação com os usos já existentes na área central, além de reforçar seu caráter turístico.

A inserção urbana e localização central do projeto têm o potencial de extrapolar os usos característicos de uma marina para se tornar um dos principais espaços públicos e turísticos de Florianópolis, com boa infraestrutura e diversidade de usos.

legenda: 1) marina; 2) parque aquático e urbano; 3) atrativos âncora.

A proposta amplia as áreas destinadas ao uso público, com oferta de equipamentos de lazer e grande atratividade, configurando uma revitalização importante para a orla, ao mesmo tempo em que amplia o público alvo atendendo às necessidades dos moradores e turistas da cidade. Os atrativos âncora aumentam o potencial de atração do lugar e viabilizam o projeto economicamente.

legenda: 1) situação atual; A) Parque urbano – orla; B) Parque urbano – mar; C) Marina; 2) Proposta de ampliação.

Propusemos a ampliação da área de concessão, aproveitando a potencialidade do local para incorporar novas atividades e atrativos voltados ao uso público e possibilitando a requalificação da orla com maior integração ao tecido urbano central.

A proposta de estrutura se reflete nas funções de cada um dos setores: parque urbano-orla, que amplia a orla e qualifica o espaço público com equipamentos que oferecem distintos usos e atividades; parque urbano-mar, que recebe atrativos âncora, serviços de apoio e atividades aquáticas; e marina, com atracadouros, vagas secas e molhadas, serviços de apoio e atrativos âncora.

legenda: 1) Eventos; 2) Praça de Skate; 3) Serviços e Apoio; 4) Restaurante; 5) Anfiteatro; 6) Parque Infantil; 7) Quadras esportivas; 8) Academia ao ar livre; 9) Bar Flutuante; 10) Área de atividades aquáticas; 11) Clube Náutico; 12) Piscina; 13) Vagas molhadas; 14) Vagas secas.

O programa de necessidades e matriz de atividades proposta está distribuído pelos setores. Uma área de eventos ao ar livre, associada a restaurante e equipamentos de apoio/comerciais qualifica o espaço urbano no setor Parque Urbano – Orla, assim como área de parque infantil, praça de skate, anfiteatro, quadras esportivas e academia ao ar livre. No setor Parque Urbano – Mar, há bar flutuante, área de atividades aquáticas, piscina, clube náutico e atrativos âncora que diversificam as atividades oferecidas no local. Na área de marina, além dos serviços específicos, propõe-se um espaço de clube com restaurante, serviços de apoio, “business hub” e espaço de eventos.

Os atrativos âncora propostos consistem num museu/aquário, no clube náutico e no clube da marina. Eles possuem serviços voltados ao uso público e também permitem a diversificação de negócios associados à viabilidade de implementação do empreendimento.

legenda: 1) Pavimento térreo; 2) Pavimento superior; A) Restaurante; B) Alimentação; C) Vestiário; D) Comércio; E) Espaço para eventos; F) Terraço.
legenda: 1) Pavimento térreo; 2) Pavimento superior; A) Terraço; B) Tanque; C) Guarda-volumes; D) Bilheteria; E) Hall; F) Entrada; G) Exposição.
legenda: 1) Pavimento térreo; 2) Pavimento superior; A) Restaurante; B) Terraço; C) Vestiário; D) Bar; E) Área de estar; F) Auditório; G) Foyer; H) Business hub.