
Masterplan Imobiliário e Turístico
CAMPOS DO JORDÃO – SÃO PAULO
Visão de futuro para um território privado
Localizado no principal bairro de Campos do Jordão, estado de São Paulo, a área da Companhia de Melhoramentos Capivari possui 360 hectares e uma altitude superior ao núcleo urbano.
Campos do Jordão está localizado na Serra da Mantiqueira, próximo aos três maiores centros emissores de turistas do país (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte), e se configura como um destino turístico consolidado, tendo sido a 10ª cidade mais procurada do país por turistas nos meses de junho e julho em 2019 (Fonte: Ministério do Turismo).
O projeto tem como objetivo propor o desenvolvimento imobiliário e turístico do território, aliado à conservação do meio ambiente, com a preservação da vegetação nativa do terreno.
O projeto abrangeu a realização de um diagnóstico, visão de futuro, masterplan preliminar, projeto piloto e road show para estruturação de parcerias. Na etapa de diagnóstico realizamos análises que vão da escala do município de Campos do Jordão, para identificar o seu perfil enquanto destino turístico, à escala do terreno, identificando os condicionantes físicos, ambientais, urbanísticos e legais.

O diagnóstico estratégico propositivo promoveu a análise das normativas e leis incidentes no local, das características geográficas e ambientais do terreno e a sua inserção no contexto urbano. A partir das análises, foram identificados os principais desafios e potencialidades para o desenvolvimento imobiliário e turístico da área de estudo, o que deu subsídio às etapas seguintes de trabalho.
A identificação dos principais desafios, demandas, aspirações e oportunidades evoluíram para a construção da visão de futuro e o direcionamento das estratégias de implementação.
A visão de futuro abrangeu dois pilares de uso principais: o parcelamento e o ecoturismo, associado ao circuito de atrativos turísticos já consolidados em Campos do Jordão.
Mesmo vizinho ao centro urbano de Campos, o terreno conta com a presença de cursos d’água e mata nativa que serão preservados pelo parcelamento, criando um ambiente de integração com a natureza.
O desenvolvimento do ecoturismo busca fortalecer o município enquanto destino turístico, oferecendo novas opções de lazer.


O masterplan preliminar apresentou a distribuição espacial dos usos propostos, com o aprofundamento para uma área de projeto piloto, com enfoque turístico. No projeto piloto foram propostas as estruturas e serviços necessários para seu funcionamento, considerando as atividades propostas.
Foi realizada uma prospecção de possíveis parceiros junto ao cliente, com a realização de reuniões para apresentação do projeto, o que levou à assinatura de contrato para a implantação do empreendimento.
