
Masterplan Marupi
URUÇUCA – BAHIA
Arquitetura de Cabruca e experiência do Cacau
Marupi está localizado no Município de Uruçuca/Serra Grande, em uma das principais regiões turísticas do sul da Bahia, a Costa do Cacau. Próximo de centros urbanos já desenvolvidos, como Ilhéus e Itacaré, o terreno está numa área de fácil acesso, tanto de moradores da região através das rodovias BA-001 e BA-653, como de turistas de todo o Brasil através do Aeroporto Jorge Amado, a cerca de 40km do terreno.
O empreendimento está próximo a grandes atrativos ambientais da Bahia, como o Parque Nacional da Boa Nova e a Chapada Diamantina, além de estar na beira do Parque Estadual do Conduru, uma Unidade de Conservação de Proteção Integral e um dos mais importantes blocos de remanescentes florestais de Mata Atlântica da Costa Nordestina.
Do tupi-guarani, Marupi significa lugar, “por onde”, caminho. Por extensão, carrega a ideia do termo marupiara: lugar ou reunião de pessoas felizes.
Do vocabulário regional, cacau de cabruca é aquele produzido a partir do plantio agroecológico. Vem do verbo ”brucar”, que significa plantar em meio à floresta, sem destruí-la.

O masterplan desenvolvido para Marupi buscou trazer ao terreno um conjunto diversificado de experiências de imersão na cultura e na paisagem da Costa do Cacau.
Aliadas às visuais livres para o Oceano e à vegetação nativa de Mata Atlântica, as atividades propostas desenvolvem-se em equilíbrio ambiental e social com o contexto, criando refúgios que se mesclam com os recursos naturais, reconhecendo o território e proporcionando ao visitante um estilo de vida leve e sustentável.
Como o cacaueiro na floresta, a proposta se desenvolve a partir da arquitetura de cabruca, que se adequa ao ambiente natural e harmoniza vivências únicas relacionadas a cultura, gastronomia, bem-estar, conforto e qualidade de vida, a fim de consolidar o empreendimento como abrigo para práticas saudáveis e agregadoras.

O terreno, de aproximadamente 52 hectares, abriga grandes maciços de Mata Atlântica preservada, em contraposição às porções de terra com vegetação rasteira, que configuram a oportunidade para novas intervenções, com mínimo impacto no ambiente natural.
Assim, partimos da proposição de módulo estrutural em madeira industrializada, de forma a promover praticidade e regularidade na ocupação e nas construções, tomando proveito da sustentabilidade do material e sua aplicação. A combinação de módulos de acordo com o uso proposto para cada edifício resulta em eixos visuais e conexões entre os espaços, acolhendo a vegetação nativa como parte da arquitetura.
A materialidade dos volumes combina soluções arquitetônicas industrializadas (módulos estruturais) e locais (revestimentos e fechamentos), para que a arquitetura possa se integrar ao ambiente natural. Coberturas, caminhos e decks conformam os espaços de cada edificação, acolhendo a vegetação nativa e concedendo a experiência de imersão na paisagem e cultura local, conectando todos os edifícios do complexo.
O programa de usos se distribui de acordo com as diferentes situações do território e a partir de quatro intenções principais: Hospedagens em diferentes tipologias, Equipamento Comercial e Cultural como Âncora, Residencial e Ecoturismo. O desdobramento destes usos resulta em inúmeras atividades, possivelmente integradas entre si, conformando um empreendimento que proporciona diversas experiências de imersão na paisagem e cultura locais.


O Núcleo Turístico/Cultural abrange os edifícios relacionados às atividades turísticas em Marupi: o Centro de Visitantes, que conta com loja, café, espaço para conferências e balcão de informações para os atrativos do completo; o Pavilhão da Experiência do Cacau, espaço relacionado à educação e imersão do visitante no contexto local; as Torres de Observação e Tirolesa; e o Pavilhão Multiuso, de total imersão na mata nativa.


Além disso, diversas trilhas permeiam o território e garantem ao visitante o contato com a natureza.


O Núcleo Hotel Boutique se caracteriza pelo caráter de hospedagem de luxo, conectados por trilhas elevadas, assim como os Pavilhões de Recepção, com restaurante e auditório, de Lazer, com academia, bar e vestiários associados à Piscina Natural, e de Bem-Estar, com salas de spa para sauna, massagens e outras terapias.


O Hotel conta com 22 apartamentos em três diferentes tipologias.

Já o Núcleo Cabanas, por sua vez, oferece a experiência de hospedagem totalmente imersa na mata nativa, contando com dez cabanas conectadas por trilhas elevadas e um Pavilhão de Apoio.


O Núcleo Condomínio Rural oferece lotes de aproximadamente 4mil m², e contempla edificações que se desenvolvem a partir de módulos residenciais de diferentes áreas e programas, resultando em tipologias que seguem a linguagem arquitetônica do empreendimento e podem ser ampliadas de acordo com a demanda.



