Masterplan Parque Aquático

RIO DE JANEIRO

Um parque aquático no Rio de Janeiro

O projeto foi desenvolvido como proposta de revitalização do parque aquático Rio Water Planet, localizado na cidade do Rio de Janeiro.

A necessidade de modernização e de melhorias na infraestrutura do parque, aliada a uma proposta de maior conexão e contemplação da natureza resultou no desenvolvimento de um masterplan voltado a um perfil de público diverso, oferecendo atrativos de aventura e equipamentos relacionados ao parque aquático, um ambiente de praia, além de serviços e piscinas para momentos de lazer e relaxamento.

Localizado em Vargem Grande, no Rio de Janeiro, o parque foi criado em 1998, com uma área total de 400 mil m2, ficando aos pés do maciço da Pedra Branca.

A partir do diagnóstico e análise das edificações e infraestrutura existentes, desenvolveu-se a proposta buscando concentrar usos e estruturas de apoio nas bordas, de forma a ordenar o território para facilitar a identificação dos usos, melhorando sua distribuição pelo parque.

O projeto valoriza o entorno natural do terreno e a cultura local, com temática permeada por ambiência natural e arquitetura contemporânea que dialoga com a arquitetura tradicional da cidade.

As intervenções foram agrupadas entre parte alta e parte baixa do terreno. A parte baixa concentra o acesso do parque, onde é prevista reforma para melhor acolhimento do visitante, com reestruturação de estacionamento e área de embarque e desembarque, e implementação de serviços como guarda volumes, receptivo e alimentação. A criação de uma área de praia com areia propõe a integração da piscina de ondas e a substituição de pisos, revestimento e paisagismo para conformar um espaço mais natural e com serviços de bar e áreas de bangalôs.

Também na parte baixa concentra-se a área infantil, com mudanças nos equipamentos lúdicos visando maior segurança e diversificação dos atrativos. Já na parte alta concentram-se os diversos equipamentos do parque aquático, onde são propostas reformas nas estruturas existentes e proposta de novas atrações.