Masterplan Parque Aquático

RIO DE JANEIRO

Um parque aquático no Rio de Janeiro

O projeto foi desenvolvido como proposta de revitalização de um Parque Aquático, localizado na cidade do Rio de Janeiro.

A necessidade de modernização e de melhorias na infraestrutura do parque, aliada a uma proposta de maior conexão e contemplação da natureza resultou no desenvolvimento de um masterplan voltado a um perfil de público diverso, oferecendo atrativos de aventura e equipamentos relacionados ao parque aquático, um ambiente de praia, além de serviços e piscinas para momentos de lazer e relaxamento.

Localizado em Vargem Grande, no Rio de Janeiro, o parque foi criado em 1998, com uma área total de 400 mil m2, ficando aos pés do maciço da Pedra Branca.

Masterplan Parque Aquático
Masterplan Parque Aquático
Masterplan Parque Aquático
Masterplan Parque Aquático

A partir do diagnóstico e análise das edificações e infraestrutura existentes, desenvolveu-se a proposta buscando concentrar usos e estruturas de apoio nas bordas, de forma a ordenar o território para facilitar a identificação dos usos, melhorando sua distribuição pelo parque.

O projeto valoriza o entorno natural do terreno e a cultura local, com temática permeada por ambiência natural e arquitetura contemporânea que dialoga com a arquitetura tradicional da cidade.

Masterplan Parque Aquático
Masterplan Parque Aquático
Masterplan Parque Aquático
Masterplan Parque Aquático

As intervenções foram agrupadas entre parte alta e parte baixa do terreno. A parte baixa concentra o acesso do parque, onde é prevista reforma para melhor acolhimento do visitante, com reestruturação de estacionamento e área de embarque e desembarque, e implementação de serviços como guarda volumes, receptivo e alimentação. A criação de uma área de praia com areia propõe a integração da piscina de ondas e a substituição de pisos, revestimento e paisagismo para conformar um espaço mais natural e com serviços de bar e áreas de bangalôs.

Também na parte baixa concentra-se a área infantil, com mudanças nos equipamentos lúdicos visando maior segurança e diversificação dos atrativos. Já na parte alta concentram-se os diversos equipamentos do parque aquático, onde são propostas reformas nas estruturas existentes e proposta de novas atrações.