Parque Boa Vista – Alberto Simões

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SÃO PAULO

Um parque para aventuras

A implantação do novo Parque Boa Vista (também conhecido como Parque Alberto Simões) acontece a partir do Programa de Estruturação Urbana de São José dos Campos, iniciativa firmada entre a Prefeitura Municipal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Ao mesmo tempo em que a topografia acidentada do terreno representa um dos maiores desafios do projeto, ela possibilita consolidar o partido arquitetônico e paisagístico como o grande destaque do parque, concebido a partir de atrações voltadas para a prática de esportes radicais, como tirolesa, arvorismo, escalada, pistas de skate e BMX.

O projeto, que ganhou Menção Honrosa na premiação IAB/SP 2012, abrangeu o desenvolvimento dos projetos básicos e executivos de arquitetura, paisagismo e complementares. Um dos sócios da Natureza Urbana foi o coordenador geral deste projeto pelo IDOM, convidando membros da equipe, então também contratados pela IDOM, a participarem.

O local de implantação do parque abriga a sede da Fazenda Boa Vista, cuja preservação foi uma das condicionantes do projeto, bem como a preservação da maciça vegetação de pinheiros preexistentes no terreno.

legenda: 1) ponto de partida; 2) conceito; 3) proposta

A topografia acidentada, identificada no desnível de 40 metros entre a parte alta e baixa do lote oferece vistas de toda a cidade sobre o Rio Paraíba a partir da parte mais alta do parque. Tal percepção norteou o conceito do projeto: um elemento circular capaz de unir os espaços e cotas distintas, permitindo interação entre os diversos pontos do programa e a criação de espaços de estar, lazer e contemplação.

Dessa forma, buscou-se promover uma intervenção em harmonia com a topografia natural, com os pinheiros e com os olhos d ‘água existentes. O circuito único, de caminhos e passarelas elevadas de estrutura metálica, percorre todo o parque e distribui o programa, se conformando ora como ponte, pavimento, estrutura de lazer, mobiliário ou playground.