Parques Estaduais Nova Baden e Serra do Brigadeiro

NOVA BADEN E ZONA DA MATA – MINAS GERAIS

Um fio condutor para a Mata Atlântica

Os parques estaduais do projeto localizam-se em regiões distintas do estado de Minas Gerais, porém ambos compartilham a relevância de resguardar significativos remanescentes de Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do mundo. O projeto, que compreendeu intervenções nos Centros de Visitantes dos dois parques, fez parte do Programa de Proteção da Mata Atlântica de Minas Gerais (Promata), financiado pela Cooperação Financeira Alemanha/Brasil BM e Banco Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW).

O trabalho envolveu pesquisa, curadoria, planejamento estratégico para o desenvolvimento dos projetos e implantação de exposições temáticas permanentes nos centros de visitantes. Uma equipe multidisciplinar, com profissionais nas áreas de arquitetura, design, turismo, biologia, museologia, jornalismo, comunicação visual e engenharia realizou desde a concepção inicial do projeto expográfico, pesquisa no local, desenvolvimento do conteúdo exposto, acompanhamento da execução da obra e a vistoria final nos Centros de Visitantes.

O Parque Estadual (PE) Serra do Brigadeiro está localizado na região Zona da Mata, ocupando o extremo norte da Serra da Mantiqueira. Suas nascentes abastecem as bacias hidrográficas do rio Doce e do Paraíba do Sul. Também de grande relevância hídrica, o PE Nova Baden guarda importantes fontes de águas minerais e localiza-se em Lambari, fazendo parte do Circuito das Águas Mineiro.

O edifício do centro de visitantes do PE Nova Baden faz parte do Patrimônio Histórico Inventariado do município de Lambari. Está instalado na sede da fazenda que pertenceu a Américo Werneck, no século 19.

O projeto de expografia aliou recursos, tecnologia e criatividade para produzir experiências que, ao mesmo tempo em que envolvem o visitante, informam sobre o parque e seus ecossistemas e buscam ampliar a conscientização e educação ambiental.

Composição de painéis

O roteiro da exposição foi elaborado para ser disposto em painéis, que foram agrupados formando composições. As composições recebem a identidade e comunicação visual, além de uma diversidade de conteúdo que se apresenta de forma clara e envolvente aos visitantes.