
Praça José Carlos Burle
SÃO PAULO
Espaços vivos
A Praça José Carlos Burle é um bosque quase escondido entre as ruas e travessas da Vila Madalena, em São Paulo. Ao adentrar em seus caminhos, fauna e flora se revelam como um respiro da cidade. Seu terreno em desnível é um dos desafios para o aproveitamento máximo de seu potencial de ocupação e poucos investimentos em infraestrutura sem acolher a todos que passam por ali e que desejariam desfrutar mais da praça.
O estudo busca identificar oportunidades para implementação de melhorias na praça, abarcando um diagnóstico propositivo que aproximou o interesse dos moradores locais, se tornando um ponto de partida para o desenvolvimento de um projeto de engajamento da comunidade para implementação de intervenções e atividades na praça, envolvendo uma série de atores e colaboradores e movimentando uma rede para tornar possível a materialização dos diversos sonhos e interesses da comunidade em relação à ocupação do espaço público.
Com entorno predominantemente residencial e com a presença de alguns serviços, a praça faz limite com uma escola municipal, além de estar próxima de mais outras três escolas (a cerca de 200 metros de cada uma).

A praça atualmente possui uma quadra com usos bastante ativos, um parquinho infantil, uma área de estar com mesas e bancos e uma academia de ginástica ao ar livre. Os equipamentos existentes são bastante usados pelos moradores e para atividade da escola limítrofe, porém percebe-se que o potencial da praça é subaproveitado.
Ao longo do estudo foram realizados encontros e oficinas com os moradores e atores locais, promovidos por próprios grupos atuantes na região. Desse movimento foi possível coletar sonhos, oportunidades existentes e desejos da comunidade.
A identificação dos sonhos permite organizar os espaços da praça em áreas de “Atividades” e de “Estar e Encontros”. São propostas soluções para melhoria na acessibilidade dos caminhos, integração dos desníveis com deques e estruturas lúdicas, ampliando os espaços para realização de atividades diversas na praça, melhorias no mobiliário; reforma nos equipamentos existentes e criação de jardins de contenção do terreno, hortas e paisagismo.
