Requalificação da Orla de Pajuçara

MACEIÓ – ALAGOAS

Identidade local e linguagem contemporânea

O projeto tem como objetivo promover a requalificação do trecho inicial da orla, ao longo da Avenida Dr. Antônio Gouveia. A requalificação partiu de uma iniciativa de gentileza urbana da empresa Colil Construções, responsável pelo Empreendimento New Time. A intenção é que o projeto seja um indutor para a reestruturação de toda a orla, com foco na população local e nos turistas de Maceió.

Localizada em Maceió, Alagoas, a Orla de Pajuçara é uma das praias urbanas mais frequentadas da cidade, com piscinas naturais e passeios de jangada. Na orla há a oferta de equipamentos de esporte, lazer e serviços.

O projeto se estruturou em três etapas: o estudo preliminar, o projeto básico e o projeto executivo.

Na etapa do estudo preliminar foi desenvolvido um diagnóstico do território a ser requalificado, identificando os usos existentes no entorno e o contexto urbano no qual está inserido. Em seguida foi proposta uma visão de futuro, com a definição do conceito das intervenções e o programa de usos, assim como o estudo de projetos semelhantes, que serviram de inspiração para o projeto.

Os projetos básico e executivo promoveram o aprofundamento das soluções técnicas, consolidando o desenho urbano da requalificação do espaço público da orla. Foram desenvolvidos os projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo.

O projeto teve como premissa a utilização de referências locais, adaptadas à uma linguagem contemporânea, a adoção de soluções sustentáveis e a criação de uma identidade única e marcante para a orla.

O universo cromático espelha a diversidade das cores dos elementos pertencentes ao lugar. Elas remetem a elementos da natureza e construções rústicas da praia, inserindo o projeto na paisagem da orla de Maceió.

legenda: 1) edificações; 2) piso; 3) mobiliário; 4) vegetação

O projeto tem como fio condutor uma “fita”, elemento lúdico que oferece diferentes experiências e usos para os visitantes, como espaços de contemplação, brinquedos infantis, mesas e espaços pra a prática de exercício.

legenda: 1) área pet; 2) deck; 3) parque infantil; 4) apoio aos equipamentos de atividades náuticas; 5) deck; 6) parque infantil; 7) área de alimentação; 8) deck; 9) academia; 10) esporte; 11) guarda municipal.

Foram propostas áreas de estar e lazer, oferta de atividades náuticas, quiosques de alimentação, áreas para a realização de atividades físicas, playground e áreas pet.

Os quiosques têm coberturas ondulares em estrutura metálica, madeira e piaçava, que refletem o caráter contemporâneo do projeto, utilizando referências regionais.