Vila Casa Forte

RECIFE – BRASIL

Viver na cidade com natureza

O crescimento das cidades e o desenvolvimento urbano envolvem uma abordagem complexa, a qual nem sempre está acompanhada de ações numa escala mais humana e que sejam efetivas visando a qualidade de vida da população. Muitos centros urbanos vêm perdendo o contato direto com a natureza, cujo espaço na cidade se torna cada vez mais reduzido. Tal limitação gera consequências como a redução da resiliência para eventos climáticos – como enchentes e ilhas de calor – além de reduzir a experiência e o contato humano com o ambiente natural, comprovado cientificamente como fonte de saúde e bem-estar.

Propomos um empreendimento que conecte as pessoas ao espaço urbano e natural, ao mesmo tempo, mantenha a escala do usuário, favorecendo a criação de laços e vínculos das pessoas com o ambiente em que habitam.

A Vila Casa Forte está localizada em Recife, próxima à Praça de Casa Forte, e foi o primeiro jardim público da cidade, idealizado em 1934 pelo paisagista Roberto Burle Marx. Está perto de tudo e possibilita a diminuição do uso de carros em favor da locomoção por bicicletas ou a pé.

1 a 5: numeração das unidades habitacionais

O terreno é equipado com dois acessos e conecta duas ruas. Nossa proposta foi manter essa circulação, possibilitando que o espaço funcione de maneira fluida ao relacionar-se organicamente com seu entorno. A implantação das cinco casas privilegiou a criação de espaços verdes coletivos, intercalados aos ambientes privativos.

Propomos a natureza como parte integrante do empreendimento: diversas soluções são empregadas para garantir um ambiente com biodiversidade e responsável ambientalmente. A implantação de placas solares, cobertura verde, sistemas de captação das águas pluviais e reuso de águas cinzas combinada a estratégias que priorizam a ventilação cruzada, iluminação natural e elementos de proteção solar fazem parte do enfoque sustentável do projeto.

1) jardim privativo; 2) térreo