Vila residencial na Lagoa

RIO DE JANEIRO – RJ

Reconexão do morar com o meio ambiente

O partido do projeto buscou integrar a vila à topografia natural do terreno, implantando as casas em dois níveis, e garantir a visada para a paisagem a partir de cada uma das unidades habitacionais.

Projeto para uma vila residencial localizada próximo à Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. O terreno, com relevo bastante acentuado, está a uma cota de nível elevada em relação a lagoa, o que possibilita a vista para a paisagem.

O grande desnível do terreno requereu uma solução criativa, a implantação de um funicular, para acessar o condomínio a partir da rua, onde está localizada a garagem os edifícios.

Foram propostas 6 casas com aproximadamente 120 metros quadrados cada, que se desenvolvem em dois níveis, conferindo maior privacidade aos espaços.

Em um nível está localizada a área comum, com sala de estar, jantar, cozinha e terraço e no outro as áreas privativas, com os quartos.

Assim, o programa se distribui em três diferentes níveis, sendo as áreas comuns na cota de chegada, com estar, jantar, cozinha e terraços, e as áreas privativas nos níveis superior e inferior de cada unidade, conferindo maior privacidade aos espaços e um mirante único para cada habitação.

legenda: 1) estar e jantar; 2) quartos.